Retrospectiva 2019

Retrospectiva 2019

2019 já está chegando ao fim! 

Todo final de ano é uma oportunidade para revisitarmos tudo o   que vivemos nos últimos meses. Então, vamos dar uma olhadinha nas novidades que apareceram aqui no blog durante este ano?

E-commerce B2B

Muitas indústrias e distribuidoras já estão fazendo do e-commerce B2B um importante canal de vendas. Neste ano, tivemos um episódio do Mercoscast com a participação do Rafael Krauze, que compartilhou como esse canal complementa os outros canais da operação do Grupo Herbia.


Neste ano, o e-commerce B2B da Mercos também ganhou várias novidades: o gestor pode definir se cadastros de pessoas físicas serão aceitos, pode bloquear o acesso de um cliente à loja e gerenciar os acessos dos clientes com facilidade. Além disso, agora a plataforma permite a personalização das cores e a configuração de banners para que a aparência do e-commerce B2B fique alinhada ao seu negócio.

Gestão de vendas

A gestão e o planejamento das vendas foi um assunto recorrente aqui na Mercos em 2019. No Mercoscast, tivemos conversas sobre como melhorar os resultados por meio de indicadores de vendas, como usar os indicadores para fazer o planejamento de vendas e dicas de como montar roteiros de visita e gerir equipes de vendas.

Já no sistema, muitos recursos foram adicionados para facilitar a obtenção de informações essenciais para a empresa crescer. Disponibilizamos relatórios para que a composição das vendas e o desempenho do mix de produtos possam ser acompanhados. Além disso, o painel de indicadores agora pode ser personalizado com novos indicadores para acompanhar dados importantes para a estratégia comercial do seu negócio.

Automação de vendas

Também tivemos melhorias de automação. Com o objetivo de deixar o pedido mais completo, melhoramos o cadastro de campos extras do pedido, permitindo a inclusão de campos do tipo lista. E para garantir que o preenchimento das informações essenciais seja feito, agora também é possível definir quais campos extras do pedido são obrigatórios.

A automação comercial também foi tema, por diversas vezes, na bancada do Mercoscast. Falamos sobre os desafios de implantar um sistema de vendas e como um sistema de força de vendas impacta a gestão comercial

Políticas comerciais

Outro tema que foi abordado foi sobre  políticas comerciais e  como elas ajudam as vendas das empresas

E, falando em políticas comerciais, tivemos várias novidades que tornam as políticas comerciais do Mercos mais flexíveis para o seu negócio. Novos  recursos, como as tags de clientes permitem criar grupos para receber uma condição comercial específica. Já a rede de clientes permite sinalizar quais clientes fazem parte de um mesmo grupo comercial. Além disso, agora também são permitidas políticas que geram acréscimos.

Viu quanta coisa aconteceu em 2019?!

Esperamos que essas novidades estejam ajudando a sua empresa a atingir todos os objetivos e seguir para o próximo nível, evoluindo cada vez mais.

Esperamos que 2020 seja um ano com ainda mais novidades e muito conhecimento compartilhado. Contamos com você para fazer isso acontecer! 😉