Organize seu catálogo por categorias!

Organize seu catálogo por categorias!

Organização é fundamental para boas vendas!
Para ajudar nessa tarefa, hoje estamos disponibilizando o cadastro de categorias. Com esse recurso você poderá criar grupos de produtos que tem uma determinada característica em comum. Você pode criar grupos para fornecedores, marcas, famílias, tipos de produto, segmentos, etc.

Seu vendedor poderá usar esses grupos para filtrar os produtos nos aplicativos e, assim, organizar melhor a apresentação dos produtos para seus clientes. 

Como funciona

No menu Mais opções da listagem de produtos você encontrará uma nova opção chamada Categorias. Nessa área você poderá cadastrar todos os grupos de produtos que são importantes para o seu negócio. Cada grupo pode ser detalhado em sub-grupos, permitindo definir uma hierarquia como a do exemplo abaixo:

  • Bebidas
    • Refrigerantes
    • Cervejas
    • Água Mineral
      • Água com Gás
      • Água sem Gás

No cadastro de produtos você notará que existe uma nova informação chamada Categoria. Nela você poderá definir a que categoria o produto pertence (cada produto poderá pertencer a uma única categoria).

cad_produto

Você também poderá definir as categorias de produtos por meio da importação de produtos. Na planilha modelo foram incluídas novas colunas para receber essa informação.

Cada coluna deve ser preenchida com um dos níveis da estrutura de categorias. Assim, se você quer adicionar um item na categoria “Água sem Gás” da estrutura de exemplo citada acima, você deverá preencher as colunas da seguinte maneira:

  • Categoria principal: Bebidas
  • Subcategoria nível 2: Água Mineral
  • Subcategoria nível 3: Água sem Gás

Essas novas colunas não são obrigatórias e você não precisa preencher todos os níveis. Se todas as colunas ficarem em branco o sistema classificará o produto como “Sem categoria”.

No momento da venda, os representantes podem utilizar a categoria para filtrar os produtos no catálogo dos aplicativos.

img-post

Esse recurso está disponível para todos os planos de representantes comerciais e de indústrias e distribuidoras adquiridos a partir de janeiro de 2015.

E aí, o que achou dessa novidade? Conte para a gente nos comentários!

Importante!
O modelo de importação de produtos (via Excel) foi atualizado para permitir que as categorias também sejam definidas através dessa funcionalidade. Para não ter erros no processo de importação e/ou atualização de produtos, lembre-se de atualizar a sua planilha de importação para ficar de acordo com o novo modelo de importação (ou exporte os seus produtos para uma planilha Excel novamente).

Patrícia Retore

Faço parte do time de Produtos da Mercos. Nosso objetivo é facilitar o processo de vendas entre os representantes comerciais, fornecedores e clientes, trazendo agilidade e organização a todos eles.