Acompanhe positivação de clientes usando os indicadores de Fidelização

Acompanhe positivação de clientes usando os indicadores de Fidelização

Esse é o post #3 da série dos novos indicadores, do Mercos. Hoje iremos apresentar a estratégia de Fidelização de clientes, com foco em indicadores que podem ajudar a sua equipe a manter os clientes comprando na frequência correta.

“Indicadores de Fidelização ajudam a equipe manter os clientes comprando na frequência correta.”

No dia a dia, conversando com os nossos clientes, buscamos entender para onde os gestores estão direcionando o foco da equipe comercial. Queremos saber, se a estratégia atual é aumentar as vendas vendendo para novos clientes ou vendendo para quem já é cliente. Quando perguntamos isso, as respostas que mais ouvimos são: “Depende”. “Depende da região”, “dos produtos ofertados” ou que o “foco são as duas coisas ao mesmo tempo”. E é isso mesmo, depende! Afinal, no dia a dia, nem sempre o uso de uma estratégia isolada irá resultar no atingimento dos objetivos. Se a sua estratégia é vender para clientes que já compram, confira abaixo como você pode configurar os indicadores para essa estratégia.

Todos os novos indicadores do Mercos possuem uma série de filtros que permitem personalizá-los de acordo com as necessidades da sua operação. Para a fidelização, os indicadores de positivação possuem um filtro de situação da carteira de cliente. Ao selecionar apenas a situação “ativos”, o indicador te apresenta apenas os clientes positivados que já compram na frequência desejada.

Além de poder acompanhar o número de clientes ativos positivados, é possível que configurar objetivos diferentes para cada vendedor da equipe, como por exemplo, numa equipe comercial composta por 6 vendedores: 

  • Os vendedores Luis Melo e Celso possuem um objetivo de 10 clientes ativos;
  • Os vendedores Daiane, Andréia Vavassori, Edson e Déia  tem o objetivo de positivar 5 clientes ativos.

A partir de agora essa necessidade passa a ser resolvida pelo Mercos através da aba de definição de objetivos de cada indicador. Veja abaixo:

Ao finalizar a configuração dos objetivos e clicar em Salvar, os objetivos passam a ser exibidos no indicador através do velocímetro da positivação de clientes ativos:

Da mesma forma que os indicadores de Aquisição, que possuem quatro tipos de visualização, os de Fidelização seguem o mesmo padrão:

Os novos indicadores estão disponíveis nos planos Ouro e Prata, em contas de Indústria e nos planos Intermediário e Corporativo, para contas de Representante.

E aí, gostou da novidade?
Você se identifica com essa estratégia comercial? 

 

Guilherme Panizzon

Faço parte do time de produto da Mercos. Nosso objetivo é potencializar o processo de vendas entre os representantes comerciais, fornecedores e clientes, trazendo agilidade e organização a todos eles.
Guilherme Panizzon