Acompanhe o desempenho do seu mix de produtos na carteira de clientes.

Acompanhe o desempenho do seu mix de produtos na carteira de clientes.

Acompanhar o desempenho do seu mix quando você tem poucos produtos e clientes tende a ser fácil. Agora, com o crescimento do número de clientes e produtos, esse processo se torna mais desafiador.

Para te ajudar nesta tarefa, disponibilizamos a partir de hoje o acompanhamento da Positivação de produtos por cliente: uma forma de analisar se o seu mix de produtos atual é relevante ou não para a sua carteira de clientes, identificando quem compra e quem não compra seus produtos ao longo de um determinado período.

Identificando clientes que compram e não compram seu mix

A primeira parte do relatório é voltada em analisar qual o percentual de clientes que está comprando um determinado mix de produto. Vamos supor que uma indústria de bebidas quer descobrir qual o percentual da sua carteira que compra “energéticos”. Fazendo o filtro dos clientes ativos e filtrando a categoria “energéticos” é apresentado o seguinte gráfico:

Repare que mais de 93% dos clientes da carteira compraram “Energéticos” no período de 01/12/2018 a 22/03/2019, enquanto cerca de 6% não compraram.

Se o objetivo for uma participação ainda maior da carteira, você poderá identificar facilmente os clientes que não compraram e buscar uma ação para reverter este quadro.

Além de identificar quem comprou e não comprou, você também poderá verificar a quantidade de produtos diferentes, a quantidade total e o valor total comprados.


Acompanhando a performance de quem já compra do seu mix

O relatório te permitirá analisar o acompanhamento da performance dos clientes que já compram do seu mix, quer dizer, se eles estão aumentando ou diminuindo a participação no mix ao longo de um período.

Uma flexibilidade que o relatório traz é a liberdade de configurar múltiplos períodos de comparação como: dia, semana, mês, trimestre ou aquele que melhor se encaixar na sua análise.

Para te ajudar a compreender essa análise, considere a seguinte situação: Imagine que a sua carteira seja composta por dois clientes e que a imagem abaixo representa o resultado da participação de compra no mix ao longo dos 4 trimestres de 2018.

Passe o mouse sobre a imagem para ampliar

  • Situação 1: Cliente que já comprou e tem comprado mais do mix

    O cliente A passou a comprar menos do mix no segundo trimestre em comparação com o primeiro, mas se você olhar bem, no semestre seguinte voltou a comprar mais do mix, o que resulta em aumento da quantidade de produtos diferentes, valor total comprado e quantidade total comprada.

  • Situação 2: Cliente que tem deixado de comprar do mix

    Nesse caso, o cliente B apresentou uma compra maior do mix no primeiro semestre de 2018, mas no último semestre diminuiu tanto em quantidade de produtos diferentes comprados quanto em valor total e quantidade total comprada.

Em ambas situações, ao identificar quais foram os motivos que resultaram no aumento ou diminuição de compra, para cada categoria de cliente, te auxiliará na gestão do mix.

Na última edição do evento Mercos Experience, o especialista em vendas, Marcelo Caetano falou um pouco sobre mix de produtos.

Assista o trecho que disponibilizamos pra você 🙂

 

Quer assistir o Marcelo Caetano e +40 palestrantes? Inscreva-se no Mercos Experience.

O relatório estará disponível para os planos Ouro e Prata, em contas de Indústria e nos planos Intermediário e Corporativo para contas de Representante.

Gostou desse novo recurso?
Depois, comente aqui embaixo se ele te ajudou de alguma forma 🙂

Guilherme Panizzon

Faço parte do time de produto da Mercos. Nosso objetivo é potencializar o processo de vendas entre os representantes comerciais, fornecedores e clientes, trazendo agilidade e organização a todos eles.
Guilherme Panizzon

Últimos posts por Guilherme Panizzon (exibir todos)


dapoxetina comprar www.es-rxpharmacy.com