Acompanhe as vendas do seu mix com o novo relatório de produtos mais vendidos

Acompanhe as vendas do seu mix com o novo relatório de produtos mais vendidos

Uma das vantagens competitivas das equipes comerciais é possuir um mix de produtos bem elaborado e que traga excelentes retornos às vendas. Só que para isso é importante acompanhar a participação e o desempenho dos produtos oferecidos.

Para te ajudar no acompanhamento do mix, disponibilizamos, a partir de hoje, o relatório de Produtos mais vendidos.

Com ele, você poderá:

  • Analisar a participação das vendas de categorias e produtos;
  • Acompanhar o desempenho de vendas de um determinado mix ao longo do tempo;
  • Identificar qual o mix vendido pelo seu vendedor ou, até mesmo, que mix um determinado cliente/segmento tem comprado.

Cada uma dessas ações te auxiliará na busca dos produtos/categorias que mais agregam valor às vendas.

Analisando a participação das vendas de categorias

Vamos supor que uma empresa de confecção possua nove categorias de produtos e deseja analisar a participação das vendas do mix. O relatório possibilita essa avaliação tanto em proporção (%) do valor total vendido, pela proporção (%) da quantidade total vendida ou pela proporção (%) do ticket médio de vendas dos produtos.

Repare que o relatório traz esta participação por meio de um mapa de proporção como na imagem acima. Você pode perceber que “Calçados femininos” e “Calçados masculinos” representam as maiores participações das vendas do mix. Por outro lado, a participação de “Esporte” e “Infantil” são relativamente pequenas.

O mapa de proporção é interativo e isso traz a possibilidade de analisar a participação das subcategorias, basta clicar numa das categorias que você terá acesso a participação das categorias filhas. Exemplo: Ao clicar em “Calçados Masculinos” o mapa se expande e exibe a proporção das categorias filhas como abaixo:

Observe no exemplo que “Sapato Social” e “Tênis” são categorias que possuem a maior participação no valor vendido, enquanto que “Chinelos” e “Mocassins” têm uma participação pequena.

Analisando a participação das vendas de produtos

Com o relatório também é possível fazer uma análise mais aprofundada do mix, identificando a participação das vendas de produtos. Imagine que a empresa de confecção queira analisar o produto com a maior participação das vendas da categoria “Calçados masculinos”:

Ao interagir com o mapa de proporção, você terá a listagem dos produtos de “Calçados masculinos”. Repare que o produto “Bota cano couro curto” possui a maior participação em valor, quantidade vendida e ticket médio.

Acompanhando o desempenho de vendas do mix ao longo do tempo

O relatório te traz a possibilidade de acompanhar o desempenho geral ou uma seleção customizada de produtos e categorias ao longo de um ou mais períodos. Um período pode ser dia, semana, mês, trimestre ou outro de sua preferência.

Para ampliar, passe o mouse sobre a imagem.

O objetivo é ajudar você a identificar quais produtos e categorias são o carro-chefe das suas vendas. Para te ajudar na compreensão, imagine que o mix da empresa de confecção seja composto pelos produtos da imagem acima e considere os seguintes resultados:

  • Aumento das vendas do mix

No primeiro trimestre de 2018, o Sapato Casual Brogue apresentou a maior participação em quantidade e valor total vendido. Quando comparamos com o primeiro trimestre de 2019, é notável que o desempenho melhorou nos três critérios: quantidade, valor vendido e ticket médio.

  • Diminuição das vendas do mix

No primeiro trimestre de 2018, o produto Sapato Casual Camurça teve a segunda maior participação no ticket médio, mesmo com uma participação pequena em quantidade e valor vendido. Já no primeiro tri de 2019, a participação foi de 0% já que o motivo foi a não venda de nenhuma unidade deste produto.

  • Vendas do mix varia de acordo com o critério

O produto Sapato Social Oxford teve um aumento de mais de 100% em quantidade e valor total vendido em comparação com o primeiro trimestre de 2018. Um ponto de atenção é o ticket médio, que sofreu um decréscimo de -4,34%.

Identificando o mix vendido pelo vendedor, cliente e segmento

O relatório disponibiliza uma série de filtros para que você possa acompanhar o desempenho do mix por vendedor ou, até mesmo, identificar quais são as categorias e produtos que um determinado cliente ou segmento vem comprando.

Exemplo: Imagine que você tenha um mix com mais de 200 produtos e que você gostaria de acompanhar o desempenho de apenas 3 destes:

  • Cinto feminino liso
  • Cinto casual texturizado
  • Cinto estreito fivela quadrada

Considere também que você tem uma equipe com mais de 50 representantes, mas você quer analisar individualmente o desempenho do mix pelo representante “Matheus”, que vende para mais de dez segmentos diferentes, mas você quer analisar apenas as vendas no segmento “Lojas de roupas” entre Dezembro de 2018 a Abril de 2019. O relatório permite você faça esse acompanhamento devido à uma série de filtros disponíveis.

Repare que o Cinto estreito fivela quadrada possui a maior participação em quantidade vendida, enquanto que o ticket médio e valor total vendido é maior para o Cinto casual texturizado.

Bom, este é o novo relatório de Produtos mais vendidos. Disponibilizado para os planos Ouro e Prata, em contas de Indústria e nos planos Intermediário e Corporativo, para contas de Representante.

Gostou desse novo recurso?

Depois, comente aqui embaixo se ele te ajudou de alguma forma 🙂

No episódio 5 do MercosCast, nossos convidados falaram sobre gestão do mix e indicadores de vendas.

Assista o episódio que disponibilizamos pra você 🙂

Quer ouvir mais sobre indicadores de vendas com Marcelo Caetano, Cintia Fuck e Matheus Fagundes? Inscreva-se no Mercos Experience.

 

 

Guilherme Panizzon

Faço parte do time de produto da Mercos. Nosso objetivo é potencializar o processo de vendas entre os representantes comerciais, fornecedores e clientes, trazendo agilidade e organização a todos eles.
Guilherme Panizzon